QUAL É O VALOR DO PRÓ-LABORE DO SÓCIO?
20
post-template-default,single,single-post,postid-20,single-format-standard,bridge-core-2.4.2,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-22.7,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.2.0,vc_responsive,elementor-default

QUAL É O VALOR DO PRÓ-LABORE DO SÓCIO?

QUAL É O VALOR DO PRÓ-LABORE DO SÓCIO?

Essa questão de qual é o valor do pró-labore que uma empresa é obrigada ou deve pagar para o empresário tem vários ângulos de discussão, mas eu vou me atentar aqui a uma prática e interpretação comumente utilizada no mercado e também vou fazer a separação entre o que é entendido como obrigatório e o que eu entendo como sendo o ideal. Se você não sabe o que é o pró-labore e se é ou não obrigatório, já fiz um post e um vídeo sobre isso, confira o vídeo em: https://youtu.be/fPkPV1d73IY

Na lei, onde estabelece o salário de contribuição, que eu falei no vídeo anterior, não aborda qual é o valor, remetendo que é obrigado a algum salário de contribuição. Como no Brasil o menor salário é o salário mínimo, interpreta-se que esse seria o menor valor a se pagar ou até como menor valor poderia ser interpretado que seria o menor valor da categoria laboral que a empresa e o trabalhador está enquadrado, mas comumente se usa o entendimento de um salário mínimo. Essa é uma interpretação do que seria o valor mínimo obrigatório.

Mas esse é o valor ideal a se pagar, um salário mínimo?

Não. Ele pode não ser o ideal. Porque? Porque existem outros fatores a serem considerados e um dos principais fatores, para não alongar muito este vídeo, é o fator de proteção previdenciária, tanto em situações mais imediatas como em caso de afastamento por acidente ou doença, quanto no caso de uma licença maternidade para as mulheres e também, tão importante quanto, esse valor pago de pró-labore é também a base de cálculo para a sua aposentadoria. O que significa isso então, que se você, empresário, recebe da empresa um pró-labore de um salário mínimo, se você ficar afastado da empresa por acidente ou doença, ou a mulher, por exemplo, em licença maternidade, você só terá direito a receber um salário mínimo do governo, que é o valor que você contribui mensalmente sobre o pró-labore.  Da mesma forma vai influenciar o cálculo da aposentadoria. Você quer se aposentar com um salário mínimo do INSS? Claro que não. Então, se a empresa tem o faturamento e o lucro suficiente para lhe proporcionar um valor maior de prolabore e consequentemente o recolhimento previdenciário, eu, particularmente, entendo que um salário mínimo não é o valor ideal e que valeria sim você aumentar este valor, sempre observando o teto previdenciário, pois acima disso você e a empresa estaria rasgando dinheiro e não teria qualquer necessidade de recolher acima do teto.

Não vou discutir aqui outra formas de guardar dinheiro e fazer uma economia particular para se proteger pois vai render muito assunto e nós sabemos que na primeira necessidade financeira, estes recursos serão utilizados e babau a sua poupança e a sua proteção financeira, não é?

Então é isso, espero que você tenha compreendido e seja capaz agora de refletir e repensar qual será o valor ideal para você.

Não deixe de assistir ao vídeo também, pois ficou bem bacana o vídeo.

Um grade abraço do seu Contador Leonardo Hoffmam.

?Contatos:

https://leonardohoffmam.com/contato

https://www.econtabiliza.com.br

contabilidade@hoffmam.com

31-25552617 (whatsapp)

✔️INSCREVA-SE NO CANAL YOUTUBE ?http://bit.ly/leohyoutube

#leonardohoffmam

#contadorleonardohoffmam