SE A EMPRESA TEM LUCRO ELA TEM DINHEIRO?
29
post-template-default,single,single-post,postid-29,single-format-standard,bridge-core-2.4.2,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-22.7,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.2.0,vc_responsive,elementor-default

SE A EMPRESA TEM LUCRO ELA TEM DINHEIRO?

SE A EMPRESA TEM LUCRO ELA TEM DINHEIRO?

Se a empresa tem lucro ela tem dinheiro?

Essa é uma confusão muito comum, de achar que tendo lucro tem dinheiro e porque tem dinheiro tem lucro. Mas essa dinâmica empresarial é muito mais complexa e traiçoeira do que isso. De fato, é muito mais fácil ter dinheiro disponível em caixa quando a empresa tem lucro, mas nem toda empresa lucrativa tem dinheiro. Vamos analisar isso.

De forma simplificada, o lucro das empresas é o resultado das RECEITAS menos as DESPESAS, ou seja, Receitas – Despesas = Lucro. Porém, essa composição não é financeira é econômica, pois vejamos alguns exemplos:

1. Todas as receitas de vendas de serviços ou produtos foram recebidas a vista, em dinheiro? Claro que não, não raro as empresas hoje parcelarem em até 12 vezes as vendas, ou seja, uma venda de R$1200,00 vai ser recebido apenas 100,00 por mês.

2. Investimentos feitos pela empresa em ativos, pagos a vista ou em prazo curto, que não impactam no lucro, por exemplo: compra de veículos, compra de móveis, compra de computadores, equipamentos, investimentos em outras empresas, etc.

3. Compra de estoque com pagamento a vista para aproveitar descontos.

4. Ou ainda por estar com um valor elevado de inadimplência, ou seja, sua empresa vendeu, apurou lucro, mas o cliente não pagou, não entrou dinheiro.

5. Entre outras questões.

Estes exemplos vão impactar o caixa da empresa, com saída de dinheiro e sem a reposição na mesma velocidade, fazendo a empresa ficar sem dinheiro para capital de giro livre e ficando financeiramente apertada tendo que recorrer a empréstimos ou a aporte de capital de sócios.

Estes elementos que eu citei, são situações muito comuns de ocorrer na empresa e que acaba com o dinheiro em caixa, podendo fazer com que a empresa até quebre por falta de dinheiro se ela não conseguir empréstimos ou outras fontes de financiamento.

Então a empresa tem que ficar muito atenta para o ciclo financeiro e para a necessidade de capital de giro, bem como a necessidade de caixa para outros investimentos em ativos de longo prazo ou a negociação de parcelamento na compra destes ativos, para não ficar sem dinheiro em caixa e manter capital de giro para a empresa manter o seu negócio em giro, em atividade.

Se você que saber mais sobre capital de giro e necessidade de capital de giro e o impacto que isso causa no caixa da empresa, eu já gravei dois vídeos sobre isso, confere neste link: https://youtu.be/nvLVugJ-mtE

Um grade abraço do seu Contador Leonardo Hoffmam

?Contatos:

https://leonardohoffmam.com/contato

https://www.econtabiliza.com.br/

http://bit.ly/leohyoutube

contabilidade@hoffmam.com

31-25552617 (whatsapp)

#leonardohoffmam

#contadorleonardohoffmam