LAJIDA E EBITDA CONCEITO E CÁLCULO
26
post-template-default,single,single-post,postid-26,single-format-standard,bridge-core-2.4.2,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-22.7,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.2.0,vc_responsive,elementor-default

LAJIDA E EBITDA CONCEITO E CÁLCULO

LAJIDA E EBITDA CONCEITO E CÁLCULO

Neste vídeo eu, o contador Leonardo Hoffmam,  demonstro o conceito do LAJIDA, também conhecido como EBITDA, demonstro como efetuar o cálculo e qual é o indicador de performance aplicado.

Mas qual é a tradução deste conceito? Como calcular o lajida? Como calcular o ebitda? #EBITDA é a sigla em inglês que corresponde à expressão: EARNINGS BEFORE INTEREST RATES, TAXES, DEPRECIATION AND AMORTIZATION. #LAJIDA, é a tradução do EBITDA em português, LUCRO ANTES DOS JUROS, IMPOSTOS, DEPRECIAÇÕES E AMORTIZAÇÕES.

De forma objetiva, significa o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades, sem levar em consideração os efeitos econômicos/financeiros representados pelos juros sobre empréstimos, dos impostos e das despesas que não afetam o capital circulante líquido da empresa. É um importante indicador para avaliar a qualidade operacional da empresa. Também é conhecido como Fluxo de Caixa Operacional – Operational Cash Flow, pois leva em conta apenas o desempenho operacional da empresa e não reflete o impacto no resultado, dos itens extraordinários, das despesas com investimentos e das mudanças havidas no capital de giro. Não obstante a esta indicação, ressalta-se que é um indicador gerencial e econômico, não refletindo ou significando que seja apenas os elementos que afetaram o caixa, mas sim que afetaram o resultado operacional da empresa.

O EBITDA se tornou conhecido no mercado norte-americano, na década de 1970, com os analistas financeiros utilizando como medida de performance da empresa. Atualmente é um parâmetro muito popular e utilizado a amplamente como um parâmetro de performance da empresa, não se limitando contudo aos elementos tradicionais dos juros, impostos, depreciações e amortizações, sendo utilizado hoje também para avaliar o resultado operacional das atividades principais da empresa antes de outros elementos eventuais ou não ligados diretamente às suas atividades comerciais, assim, também eliminando do resultado, adicionando ou reduzindo, conforme o caso, outros elementos que afetaram o resultado econômico, tais como: resultado de equivalência patrimonial, ganho ou perda de capital na baixa de ativo imobilizado, resultado de operações descontinuadas, dividendos recebidos de investimentos não avaliados pelo método de equivalência patrimonial, resultado na venda de investimentos, entre outros possíveis.

Confira os detalhes no vídeo e como efetuar o cálculo, está bem completo o vídeo, uma verdadeira aula.

Um grade abraço do seu Contador Leonardo Hoffmam

?Contatos:

https://leonardohoffmam.com/contato

https://www.econtabiliza.com.br

contabilidade@hoffmam.com

31-25552617 (whatsapp)

✔️INSCREVA-SE NO CANAL YOUTUBE ?http://bit.ly/leohyoutube

#leonardohoffmam

#contadorleonardohoffmam